Os Antidepressivos Causam A Diminuição Do Desejo Sexual

No homem, a partir dos cinqüenta anos ocorre um declínio progressivo de hormônio masculino (testosterona). Mas que pode ser feito, então, para combater a queda da libido masculina? Primeiramente, uma autoanálise em vários níveis deve ser feita - à saber emocional, físico, profissional e familiar - afim de que, neste processo de diálogo íntimo, algumas chaves para os reais motivos já sejam se não esclarecidas, ao menos evidenciadas.

porque abaixa a testosterona

A essa fase quase imperceptível se dá nome de Distúrbio Androgênico do Envelhecimento Masculino (Daem), popularmente conhecida como andropausa ou climatério masculino. Em alguns casos, outros tipos de distúrbios, como doenças cardíacas ou diabetes, por exemplo, também podem contribuir ou até mesmo provocar esses sintomas.





"A testosterona também atua diretamente no sistema nervoso, incluindo áreas responsáveis pela cognição e concentração", afirma a endocrinologista Ruth. Dessa forma, baixos níveis do hormônio também se traduzem como uma dificuldade para manter a concentração em atividades ou mesmo assimilar conceitos. "Uma consequência dessa falta de atenção pode ser a dificuldade de memorização", completa Ruth.

De acordo com a endocrinologista Vânia dos Santos, da Universidade Estadual Paulista (UNESP), os baixos níveis desses hormônios estão relacionados com aumento dos casos de depressão masculina na terceira idade. "Como a testosterona também age no sistema nervoso, uma mudança em sua produção afeta bem-estar e humor dos homens", explica. resultado é um sentimento maior de tristeza, que pode evoluir para uma doença.

E voilà, a máxima popular se faz presente e verdadeira neste caso. Uma vida sexual ativa colabora visivelmente para um bem estar geral no cotidiano da maioria das pessoas, portanto, se você costuma programar seus dias com antecedência colocando cada atividade em seu devido lugar, por que não dar ao sexo seu lugar de merecimento? Caso ache necessário, marque, sim, hora e local para que ele aconteça, organize-se, planeje, para que este momento seja pensado e, enfim, realizado (e com prazer, esperamos!).

Essa perda da capacidade de se concentrar e de assimilar ideias e tarefas pode comprometer a realização de atividades cotidianas profissionais e de afazeres domésticos por conta de uma maior falta de atenção e da dificuldade de memorização. Em condições normais de produção do hormônio masculino, a qualidade e volume do líquido seminal não se altera.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *